quarta-feira, 3 de agosto de 2016

E a reciprocidade?

Relacionamentos nunca são fáceis, é algo que se trata de duas pessoas diferentes, com hábitos diferentes, jeitos diferentes, gostos diferentes... enfim... ninguém é igual a ninguém. Sendo assim, muitas vezes estamos em algum relacionamento onde questionamos "será que eu me dedico mais?", "será que eu amo mais?", "será que só eu vou atrás?", "será que só eu me importo?".
Costumo acreditar que em um relacionamento as duas pessoas precisam amar igualmente, se dedicar igualmente, pois se por um acaso um amar mais que o outro, se dedicar mais que o outro, o relacionamento não irá para frente. Não tem como você amar, se importar, se dedicar por você e pela outra pessoa, uma hora você vai cansar, é exaustivo percorrer um caminho árduo onde você precisa de força pra caminhar por você e ainda ter que carregar alguém.
A reciprocidade entra justamente agora, será que é certo dizer dentro de um relacionamento que precisa haver reciprocidade? será que é certo cobrar reciprocidade?
Eu costumo falar muito que é preciso ser recíproco, mas não me entenda mal, não é porque tal pessoas é romântica que a outra pessoa precisa ser também, nem porque uma é super fofa e carinhosa que a outra pessoa precisa ser também na mesma intensidade, claro que ninguém quer alguém grosseiro, rude, arrogante, mas é sim necessário que os dois amem igualmente, que os dois demonstrem isso, cada um da sua forma.
A demonstração de amor não se trata de dizer que ama a cada minuto, nem grudar na pessoa, nem ser extremamente carinhoso, como eu disse... DEMONSTRAÇÃO de amor.... é demonstrar por meio de atitudes, é se esforçar pra ser melhor a cada dia, é sacrificar coisas não pelo fato da pessoa que está com você não gostar, mas porque já não faz mais sentido nenhum agir daquela maneira, é se doar de corpo e alma, é se permitir, é amar sem barreiras e sem fronteiras.
Certa vez ouvi uma professora falar que quando você está com alguém você deveria pensar assim "eu estou com essa pessoa, pois quero sempre fazer ela feliz" e não "eu estou com essa pessoa, pois ela me faz feliz", ou seja, amar é primeiramente pensar na felicidade do outro e isso precisa vim de ambas as partes, você precisa pensar assim e a pessoa que estiver com você também precisa pensar assim, dessa maneira, não tem como constituir um relacionamento ruim e de bases fracas.
A reciprocidade, nesse caso, não está em agir da mesma forma, mas em demonstrar seu amor da melhor maneira que você puder e nunca se acomodar. Não precisa falar mil coisas fofas, nem ser a pessoa mais romântica do mundo, basta amar com tudo que você pode e sempre tentar ser melhor a cada dia para aquela pessoa.
Vou deixar muito claro uma coisa, segunda chance igual o filme "Antes que termine o dia" só acontece em filmes mesmo, ok? Então não deixe pra agir da maneira certa quando o fim já é algo certo ou quando o tempo for teu inimigo. Não deixe pra dizer tudo que você tem a dizer, porque o amanhã não existe, a única coisa que existe é o passado e o hoje. Não deixe pra ser quem você quer ser para alguém, quando não houver mais possibilidade.

- Lara Aragão Barroso.

Um comentário: